FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Novo comendador, empresário do ramo farmacêutico diz que Feira foi o lugar escolheu para viver
15 de maio de 2025

 

“Receber a Comenda Maria Quitéria é o reconhecimento da cidade que eu escolhi para viver, trabalhar e construir a minha história”. Com essa frase carregada de significados, o empresário Juscelino Brito de Oliveira iniciou um emocionado discurso de agradecimento, na noite desta quarta-feira (14), ao receber a Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal. A homenagem foi iniciativa do vereador Galeguinho SPA (União Brasil) e prestigiada por lideranças políticas e empresariais, amigos e familiares do homenageado.

Juscelino Brito, que já tem cidadania feirense reconhecida, lembrou a chegada a Feira de Santana, vindo de Amargosa, há mais de três décadas, “trazendo na bagagem mais coragem do que certezas e um sonho: o de construir um futuro digno por meio do trabalho”. Ele recordou os primeiros passos como empreendedor e dividiu a homenagem com todos que fazem parte dessa caminhada, especialmente a mãe Eli, “a melhor do mundo”, a esposa e parceira Eliene, os filhos Arielle, Alisson e Juscelino Jr. e os mais de 400 servidores da Rede de Farmácia Brito, hoje com 20 unidades.

Fazer da iniciativa privada uma forma de servir era uma das poucas certezas que o hoje presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) tinha, quando instalou uma farmácia improvisada na garagem de casa, no Conjunto Feira V, com esforço, improviso e muita vontade de fazer dar certo. “Ali nasceu a primeira Farmácia Brito e ver essa pequena semente se transformar em uma rede é algo que me emociona, não pelo número de filiais, mas porque cada uma delas é fruto de uma história de trabalho, de dedicação e, principalmente, de pessoas que acreditaram junto comigo”, afirmou.

Juscelino Brito disse que Feira de Santana foi, desde o início, mais do que um lugar para morar ou empreender. “Foi uma cidade que me deu oportunidades, me ensinou, me abraçou e eu me comprometi com ela”, assegurou. Assumir a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para ele, foi uma das formas de retribuir um pouco do que recebeu, ajudando a fortalecer o comércio e a gerar mais desenvolvimento. “E é com esse propósito que tenho me empenhado”, destacou, acrescentando que nada do que foi e está sendo construído seria possível sem as pessoas ao seu lado.

Para o homenageado, receber a Comenda Maria Quitéria reforça em mim a responsabilidade de continuar trabalhando com ética, respeito e simplicidade, “porque acredito, de verdade, que é assim que a gente faz a diferença: sendo honesto, direto, comprometido e colocando coração em tudo o que a gente faz”, conforme ressaltou. A solenidade contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, funcionários da Rede de Farmácia Brito, amigos e conterrâneos de Juscelino, inclusive o ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, que elogiou a capacidade de Brito de “unir capacidade, ousadia e ambição”, tudo na medida certa.

Galeguinho: o progresso só é verdadeiro quando é coletivo

“Esta Comenda simboliza não apenas o reconhecimento de um legado individual, mas uma trajetória vitoriosa com a firmeza de quem entende que o progresso só é verdadeiro quando é coletivo”, afirmou o vereador Galeguinho, ressaltando a posição de Juscelino Brito não apenas como empresário de sucesso, mas um agente de transformação. “Sua atuação vai muito além do balcão da farmácia: ele está presente nas discussões que moldam o comércio local, nas ações que fortalecem o empreendedorismo, na defesa do lojista, do consumidor e da vitalidade econômica do nosso município”, enumerou. Além disso, destacou a sua postura à frente da CDL, como um elo entre os setores produtivos e o Poder público.

A valorização do comércio, com incentivos à inovação e apoio aos pequenos negócios, também foi ressaltada por Galeguinho em seu discurso de saudação ao homenageado e convidados. “Juscelino Brito alia competência com generosidade, liderança com humildade, técnica com sensibilidade”, disse, frisando que o compromisso com a cidade e o cidadão feirense é um exemplo que precisa ser valorizado e eternizado. O espírito associativista do homenageado mereceu destaque também do presidente da Casa Legislativa, Marcos Lima, que presidiu a sessão solene, e do vereador Lulinha, que já homenageou o empresário com o Título de Cidadão Feirense.

O homenageado ouviu mensagens de carinho também do ex-presidente da entidade que dirige, Luís Mercês, que destacou o seu comprometimento com a cidade, a família e os pequenos negócios. “Quer dar solução para tudo”, disse. O Procurador Geral do Município, Guga Leal, lembrou que é importante contar histórias de pessoas que “começaram de baixo” e o deputado estadual licenciado Ângelo Almeida, atualmente secretário de Desenvolvimento da Bahia, agradeceu a escolha do empresário ao vir para Feira de Santana. Já o vereador Lulinha da Gente (União Brasil), destacou a prática da rede Brito no dia a dia e definiu o empresário como guerreiro. Presente ainda Neto Bahia, secretário municipal de Governo, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.