Palestra, homenagens e Título de Cidadão Feirense no Dia da Consciência Evangélica
2 de dezembro de 2019

Com a galeria e o plenário lotados, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite desta segunda-feira (2)S Sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Evangélica e outorga do Título de Cidadão Feirense a Rivaldo Venâncio da Cunha, que falou da felicidade e da gratidão pelo título recebido. “Sinto-me honrado e espero fazer jus à honraria”, disse Rivaldo da Cunha, que citou versos de Luís Gonzaga na música “A vida de viajante”.

Rivaldo agradeceu o título, não somente aos vereadores pela aprovação da proposição, mas também aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e, de forma especial, aos colegas da Fundação Osvaldo Cruz, onde o mesmo realiza pesquisas. O médico, que é professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, citou vários profissionais da área de Saúde, que são respeitados pelo trabalho de pesquisa e aquisição de conhecimento sobre o tratamento da Chikungunha e da Dengue.

Autor do decreto de concessão do Título de Cidadania ao médico e professor, cujo trabalho de pesquisa foi destacado na saudação aos presentes, e também da comemoração do Dia da Consciência Evangélica, o vereador Isaías dos Santos justificou que a Casa Legislativa entende que “as portas devem estar abertas para Deus entrar” e lembrou: “A Bíblia diz que toda autoridade é instituída por Deus e que as leis aprovadas aqui não venham contra a palavra de Deus, nem contra a família”.

O Bispo Gilberto Ruy Rocha, palestrante da noite, usou passagens bíblicas para fazer um pronunciamento pontuado por reflexões acerca da necessidade da tolerância e da justiça, para combater 19 séculos de perseguição à vida cristã. “Ela vem e vai, com novos ataques, com forças de fora e de dentro”, ressaltou, citando vários episódios, especialmente os ocorridos durante o Império Romano. “O cristianismo lutou contra os bárbaros e o islamismo”, contou. Gilberto Ruy falou da própria trajetória e de seu encontro com o Evangelho.

Como forma de comemorar o Dia da Consciência Evangélica, registrado do 1º de dezembro, durante a solenidade foram homenageados representantes de várias igrejas evangélicas de Feira de Santana, indicados pelos vereadores. Receberam certificados os pastores Enivaldo Moreira de Oliveira (Aldney Bastos – Neinha), Carlos José Almeida São Leão (Cadmiel Pereira Mascarenhas), Valdemir da Silva Santos (Cíntia Daltro Machado), Edvaldo Marques da Conceição Santos (Edvaldo Lima dos Santos), Josafá Santos de Jesus (Eremita Mota de Araújo).

Ainda na relação de contemplados os pastores Ronaldo Pereira da Silva (Geruza Maria Bastos Sampaio), Isaac Ulisses Barreto de França (José Marques de Messias – Zé Curuca), Eduardo terres Prestes (José Menezes Santa Rosa – Zé Filé), Edilson José de Souza (Luiz Augusto de Jesus – Lulinha), José Ismael dos Santos Miranda (Marcos Antônio Lima dos Santos), Valter de Jesus Silva (Robeci da Silva Lima – Robeci da Vassoura) e  o Apóstolo José Martins do Carmo Moreira (Roberto Luís da Silva Tourinho.

O presidente do Legislativo José Carneiro Rocha homenageou o Pastor Elias dos Santos Filho, enquanto o vereador Isaías de Diogo indicou a Apóstola Mary Ângela Brito Alves e os pastores Robson Bispo de Jesus, Mário Sérgio de Souza Sampaio, Gervásio Gonçalves de Oliveira, Wellington Mendes Lopes, José Wilson Dias da Silva Júnior e Wellder Sotero da Silva. Coube aos dirigentes da AMIPE homenagear os pastores Wildson Barbosa Morães Silva, Gilbert Silva Oliveira e Edmilson Fontes Peixoto.

Pelas mãos dos representantes da AME foram homenageados os pastores Gilmar Bezerra da Silva, Fabrício dos Santos Amorim, Valdivan Conceição Nascimento e Rosália Lustosa Pinho Briano. Já membros da ORIGEM entregaram certificados aos pastores Raimundo Borges dos Santos e Edna Sena Santana. No encerramento da solenidade os presentes foram brindados com um louvor interpretado por Ney Manoel Souza de Jesus Brito (Ney Brito).

A sessão foi conduzida pelo vereador e presidente do Legislativo José Carneiro Rocha, que compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador licenciado e secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Apóstolos Roque Hudson Mamona, presidente da AME Bahia; Antônio Lima, vice-presidente da AMIPE; e Adlai Anselmo Pereira Duque da Silva, representando a ORIGEM; mais o palestrante da noite e o homenageado.

Confira mais fotos aqui.