Uma área de propriedade da Prefeitura de Feira de Santana, situada nas imediações do rio Jacuípe, pode alavancar o potencial turístico do Município, se houver a construção de um Parque Ecológico no local. A sugestão está sendo apresentada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB). Em discurso na sessão da Câmara desta quinta (24), ele disse que, além de um importante instrumento para o desenvolvimento econômico, a iniciativa ajudaria a solucionar problemas de poluição ambiental no rio.
“A gente pode fazer desta cidade uma das rotas de turismo mais importantes do Estado”, observou o parlamentar, ao explicar que descobriu a existência desta terra pública após diálogo feito com integrantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Planejamento. A área, de 25 tarefas, é ladeada à ponte da BR 116 e localizada no lado oposto do Condomínio Alphaville. “Conclamo ao prefeito José Ronaldo que faça ali um espaço de lazer, com pista de cooper no entorno do rio, mas mantendo a reserva ambiental”.
O Parque Ecológico do Jacuípe, na proposta de Jurandy, seria voltado à preservação de espécies nativas tanto de árvores, quanto de animais. Na opinião dele, é possível criar um trecho navegável para fazer trajeto de barco, saindo da ponte do rio Paraguaçu e seguindo em direção à cidade Princesa do Sertão. Nesta hipótese, se passaria por municípios como Castro Alves, Cabaceiras do Paraguaçu, Antonio Cardoso, Governador Mangabeira, Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos.
Ele chama a atenção também do Governo da Bahia, através da Seinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura] para que avaliem construir este importante canal de ligação entre os municípios e Feira, através de uma hidrovia no Jacuípe. Um empresário da região, informou Jurandy, já doou uma área visando a abertura de uma importante avenida ligando os condomínios que ficam depois do Feira IX até as margens do rio. Ali, conforme a ideia do vereador, se construiria um cais, possibilitando à cidade entrar na rota do turismo estadual.
Acredita que não faltariam visitantes nacionais e estrangeiros, a partir dos atrativos por ele mencionados: Lago de Pedra do Cavalo, o mais importante do Estado, um dos mais profundos do mundo e maior que a Baía de Todos os Santos; Igreja de Santa Luzia, no distrito de Ipuaçu, que ostenta 370 anos de existência; Recanto da Garça, admirável encontro dos rios Jacuípe e Paraguaçu; famoso Milagre de São Roque, na Pedra da Canoa (Ipuaçu); e a Serra da Comunidade, de Pé de Serra, onde acontece prática de voo livre.
Todos esses locais, sinaliza o vereador, “se pode organizar, tornar agradável o ambiente e explorar turisticamente”.
O parlamentar destacou, ainda, o exemplo dado pelo município de Santo Estevão, que fez um cais, incentivou instalação de belos resorts e proporcionou a realização de campeonatos de pesca e de velas, utilizando o rio para impulsionar o turismo: “A gente também pode fazer o turismo sustentável em nossa cidade, através do rio Jacuípe e do Lago Pedra do Cavalo, e despoluindo nossos riachos e lagoas”.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.