FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Parque Ecológico em área da Prefeitura, ao redor do rio Jacuípe
25 de abril de 2025

Uma área de propriedade da Prefeitura de Feira de Santana, situada nas imediações do rio Jacuípe, pode alavancar o potencial turístico do Município, se houver a construção de um Parque Ecológico no local. A sugestão está sendo apresentada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB). Em discurso na sessão da Câmara desta quinta (24), ele disse que, além de um importante instrumento para o desenvolvimento econômico, a iniciativa ajudaria a solucionar problemas de poluição ambiental no rio.

“A gente pode fazer desta cidade uma das rotas de turismo mais importantes do Estado”, observou o parlamentar, ao explicar que descobriu a existência desta terra pública após diálogo feito com integrantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Planejamento. A área, de 25 tarefas, é ladeada à ponte da BR 116 e localizada no lado oposto do Condomínio Alphaville. “Conclamo ao prefeito José Ronaldo que faça ali um espaço de lazer, com pista de cooper no entorno do rio, mas mantendo a reserva ambiental”.

O Parque Ecológico do Jacuípe, na proposta de Jurandy, seria voltado à preservação de espécies nativas tanto de árvores, quanto de animais. Na opinião dele, é possível criar um trecho navegável para fazer trajeto de barco, saindo da ponte do rio Paraguaçu e seguindo em direção à cidade Princesa do Sertão. Nesta hipótese, se passaria por municípios como Castro Alves, Cabaceiras do Paraguaçu, Antonio Cardoso, Governador Mangabeira, Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos.

Ele chama a atenção também do Governo da Bahia, através da Seinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura] para que avaliem construir este importante canal de ligação entre os municípios e Feira, através de uma hidrovia no Jacuípe. Um empresário da região, informou Jurandy, já doou uma área visando a abertura de uma importante avenida ligando os condomínios que ficam depois do Feira IX até as margens do rio. Ali, conforme a ideia do vereador, se construiria um cais, possibilitando à cidade entrar na rota do turismo estadual.

Acredita que não faltariam visitantes nacionais e estrangeiros, a partir dos atrativos por ele mencionados: Lago de Pedra do Cavalo, o mais importante do Estado, um dos mais profundos do mundo e maior que a Baía de Todos os Santos; Igreja de Santa Luzia, no distrito de Ipuaçu, que ostenta 370 anos de existência; Recanto da Garça, admirável encontro dos rios Jacuípe e Paraguaçu; famoso Milagre de São Roque, na Pedra da Canoa (Ipuaçu); e a Serra da Comunidade, de Pé de Serra, onde acontece prática de voo livre.

Todos esses locais, sinaliza o vereador, “se pode organizar, tornar agradável o ambiente e explorar turisticamente”.
O parlamentar destacou, ainda, o exemplo dado pelo município de Santo Estevão, que fez um cais, incentivou instalação de belos resorts e proporcionou a realização de campeonatos de pesca e de velas, utilizando o rio para impulsionar o turismo: “A gente também pode fazer o turismo sustentável em nossa cidade, através do rio Jacuípe e do Lago Pedra do Cavalo, e despoluindo nossos riachos e lagoas”.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.