Pela primeira vez, uma vereadora
11 de janeiro de 2021

A legislatura iniciada em 1º de janeiro e que segue até 31 de dezembro de 2024 apresenta um dado histórico, na Câmara de Feira de Santana: pela primeira vez na história política do Município, uma vereadora é a “decana” do Poder Legislativo. A professora Eremita Mota (MDB), que chegou à Casa da Cidadania em 2005, conseguiu vencer cinco eleições de forma consecutiva (são 20 anos na mesma cadeira), feito não obtido por nenhum outro colega da atual composição do Legislativo da cidade mais importante no interior da Bahia. A estatística para definição do “top 5” dos mais antigos da Câmara considera os vereadores com mais de 10 anos de mandato. A segunda posição é de José Carneiro (MDB). Ele até chegou antes de Eremita à Câmara, em 2001, mas perdeu duas eleições após o primeiro mandato (terminou suplente nos pleitos de 2004 e 2008).  A partir da eleição de 2012, conseguiu emplacar três mandatos consecutivos, último deles em 2020. Portanto, eleito quatro vezes e tendo ocupado, como suplente, a vaga de titular durante um ano, soma  17 anos na função.

DUAS MULHERES ENTRE OS MAIS LONGEVOS

Com quatro mandatos consecutivos (16 anos de vereança), Gerusa Sampaio é segunda mulher do grupo mais experiente e a terceira mais longeva do novo plenário, chegando à Câmara uma legislatura após as boas vindas dadas a Eremita. O vereador Edvaldo Lima (MDB), com três mandatos  igualmente consecutivos (20013-2016, 2017-2020 e 2021-2024), e o colega Zé Curuca, mesmo número de mandatos, porém de forma intercalada (ele não foi reeleito em 2012, conquistando o retorno em 2016 e sendo vitorioso para o período 2021-2024), empatam com 12 anos de parlamento, cada, encerrando a lista dos mais experientes vereadores feirenses eleitos na recente disputa.

Vereadores que até 2020 lideravam a relação dos mais antigos, com mais de duas décadas de Câmara, Roberto Tourinho concorreu a prefeito e Carlito do Peixe não foi reconduzido, em novembro último.