Piso Nacional dos Professores: APLB aguarda resposta da secretária de Educação, Anaci Paim
27 de abril de 2023

Um discurso contundente da diretora da APLB Sindicato, Marlede Oliveira, na manhã desta quarta-feira (26), marcou o Dia Nacional de Luta pelo Piso Nacional dos Professores, na Câmara Municipal de Feira de Santana. Na Tribuna Livre da Câmara, ela voltou a denunciar o pagamento parcelado de salários dos profissionais da educação e cobrou o pagamento dos precatórios do FUNDEB à categoria, impasse que se arrasta há vários anos. Em relação ao novo piso salarial, conforme a sindicalista, aconteceu uma reunião, na semana passada, com a secretária municipal de Educação, professora Anaci Paim, para tratar sobre essa e outras questões da categoria, mas até agora não houve resposta.

Relativo ao pagamento dos precatórios do FUNDEB, Marlede lembrou que o valor  está bloqueado e não pode ser utilizado para outro fim, mas também não há informação por parte do Governo Municipal sobre a eventual liberação. Foi citado ainda pela diretora da APLB Sindicato o plano municipal de educação, “que não sai do papel há quase 10 anos”, conforme frisou. “Nossos alunos precisam de educação de qualidade”, defendeu, criticando os investimentos feitos na micareta em detrimento da educação.

A presidente da Câmara, Eremita Mota de Araújo (PSDB), que é professora, se manifestou sobre o assunto e disse que é preciso um chamamento consciente de toda a população. A vereadora lembrou que recentemente um pai de aluno usou a Tribuna Livre para denunciar o fechamento da escola do filho. “Vendo o cenário da Micareta, as pessoas com o objetivo justo de festejar, pensei como seria toda a população unida pela educação”, destacou. Também falaram sobre os problemas da educação em Feira de Santana os vereadores Jurandy Carvalho (PL) e Jhonatas Monteiro (PSOL).