Prefeitura paga R$ 56,30 por cesta básica e vereador cota itens por quase R$ 10 menos
11 de novembro de 2020

A Prefeitura informa o valor de R$ 56,30 para cada uma das 26 mil cestas básicas compradas na última segunda-feira. No entanto, uma cotação no mercado, feita pela assessoria do vereador Roberto Tourinho (PSB), alcançou a quantia de R$ 46,59 pelos mesmos itens anunciados na licitação. A diferença é de R$ 9,71, para mais, pago pelo Poder Executivo ao fornecedor. Em pronunciamento nesta quarta (11), na Câmara, o oposicionista diz que os números levantados aumentam as suspeitas de irregularidades no processo. Ele já havia criticado o fato de a licitação ter sido publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Município na sexta-feira e a compra efetuada na segunda, três dias depois. Também lhe causou estranheza que o investimento esteja ocorrendo na semana das eleições. Segundo Tourinho, a cesta básica adquirida pela Secretaria de Desenvolvimento Social pesa 7 quilos e é composta por 13 itens. Sua assessoria  conferiu os preços individualmente em estabelecimentos comerciais e, inclusive, possui nota fiscal para comprovar a diferença nos valores. “O governo arrota honestidade, mas, a cada dia que passa, se envolve em mais atos ilícitos”, afirma.

ACORDO ENTRE RONALDO E COLBERT

O vereador lembrou, em seu último discurso em plenário antes da eleição, de outra denúncia feita esta semana, um acordo que teria sido feito entre o ex-prefeito José Ronaldo e o candidato à reeleição, Colbert Filho, de que este, caso vitorioso nas urnas, renunciaria ao mandato para disputar uma vaga na Câmara Federal dois anos depois,  assumindo em seu lugar o candidato a vice, Fernando de Fabinho. Tourinho chamou de “espúrio” esse entendimento político e disse que uma “traição” está sendo tramada contra o povo de Feira.