Restrição de horários no transporte coletivo é prejudicial aos idosos, adverte vereador
11 de setembro de 2020

As restrições determinadas pela Prefeitura para os idosos com direito a gratuidade e estudantes que pagam meia-passagem no transporte coletivo em Feira de Santana, nos últimos meses, em razão da pandemia de coronavírus,  causam sérios prejuízos a esses usuários, alerta o vereador Roberto Tourinho (PSB). Desde o mês de abril, a Secretaria de Transportes limitou os horários para esses segmentos, valendo o direito apenas das 6 às 8 e das 17 às 19 horas. “A gratuidade não é um favor concedido pelos empresários porque têm bom coração, mas algo assegurado por lei”, protesta o vereador. Ele observa que o deslocamento tornou-se mais difícil justamente nesse período, em especial para  idosos e deficientes, que se encontram mais propensos a necessitar de atendimento médico. Em sua avaliação, são as empresas que dificultam “e o prefeito não tem autoridade”. No mesmo discurso, em sessão da Câmara Municipal, Tourinho criticou  o fato do Estatuto do Idoso determinar a idade de 60 anos para fins de benefícios, enquanto em Feira de Santana a idade exigida para acesso ao transporte público gratuito é 65 anos.