Roberto Tourinho critica abandono de políticos com os distritos feirenses
23 de junho de 2020

Em seu pronunciamento na sessão por videoconferência realizada pela Casa da Cidadania, na manhã desta terça-feira (23), o vereador Roberto Tourinho (PSB) iniciou sua fala parabenizando o delegado Mauro Moraes, que assumiu a delegacia do distrito de Humildes.
“Conheço Dr. Mauro Moraes há muitos anos e tive a oportunidade de conviver de perto com ele e com membros da sua família. Tenho certeza que o distrito de Humildes estará muito bem representado por ele, que é ex-secretário municipal de proteção à violência na nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

Dando continuidade ao seu pronunciamento, o edil disse: “Na sessão de ontem eu trouxe a esta Casa um alerta sobre as situações de ruas feirenses, conforme já foi pontuado por colegas. Estivemos visitando o bairro Irmã Dulce, ao lado de um pré-candidato a vereador, e lá estivemos também na localidade da Mantiba e do Candeal. Ficamos estarrecidos com a situação de abandono no distrito de Jaíba e das localidades ali próximas”, evidenciou.

Roberto Tourinho acrescentou: “Nos últimos anos, os ex-prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo, Tarcízio Pimenta e Colbert Martins, reduziram os administradores de bairros a apenas cabos eleitorais de políticos, de vereadores ou de prefeitos, motivo pelo qual a situação hoje é de total abandono em Feira de Santana. Ex-prefeitos como José Falcão e João Durval eram diferentes; tinham o hábito de ouvir, toda segunda-feira, as reclamações dos administradores de bairros para, assim, poderem adotar as devidas providências. (…)”, relembrou.

Para o edil, a população vai se manifestar a respeito do descaso com os distritos nas urnas. “Eles vão mostrar este ano nas urnas, aos vereadores que usam os distritos apenas como massa de manobra para pedir votos, mas deixam os distritos destruídos, abandonados. O que os moradores dos distritos têm dito frequentemente é que estão esquecidos, abandonados”, salientou.

Nova data das eleições

Ainda em seu pronunciamento, o vereador Roberto Tourinho abordou a  reunião que acontecerá hoje entre os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para decidir a nova data das eleições de 2020.

“Hoje é uma data muito importante na capital federal do país porque haverá uma reunião em que será decidida a data para o pleito desde ano. Cogita-se a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro e do segundo turno no dia 30 de novembro, devido à situação da pandemia que estamos vivendo. Eu, particularmente, penso que não seja a melhor alternativa para a solução do problema. O que nós desejamos é que na reunião se decida definitivamente a data para as eleições”, destacou o edil.

O parlamentar acrescentou: “Hoje, se não estivéssemos vivendo a pandemia, já estaríamos num período de debate, de prestação de contas e esclarecimentos, num momento fervoroso de campanha política. Mas estamos vivendo um momento de insegurança. Desejo que os presidentes decidam o mais rápido possível a data das eleições do ano de 2020”.