Sucatas no Derba e Complexo Policial contribuem para proliferação da dengue
23 de abril de 2024

Funcionando como abrigo de sucatas de automóveis, o Complexo Policial de Delegacias, no bairro Jomafa, e o antigo Derba (atual Superintendência de Infraestrutura da Bahia), na avenida Transnordestina, próximo da UEFS, estão contribuindo para o agravamento da situação dos casos de dengue em Feira de Santana. A reclamação foi feita na Tribuna da Câmara nesta terça-feira (23) pelo vereador José Carneiro (UB), que convidou os colegas do Legislativo a verificarem o problema “in loco”.

Segundo ele, uma enorme quantidade de sucatas armazenadas nestes locais estão acumulando água, e consequentemente, servindo de criatório do mosquito aedes aegypti, causador da doença. “Combater a dengue é um dever de todos. Infelizmente, existem alguns órgãos do Estado que não enxergam absolutamente nada quanto a esta questão”, criticou o ex-líder do Governo no Legislativo. Para José Carneiro, é preciso entender que há responsabilidades conjuntas das instâncias governamentais em relação à saúde dos munícipes.

“Saúde também é dever do Estado, não é só o Município que tem que adotar providências”, disse, referindo-se à necessidade de todos cuidarem da prevenção. Desta forma, entende o parlamentar, o Governo do Estado está contribuindo com o aumento de focos da dengue. “A partir do momento que ele próprio permite que dentro de órgãos estaduais fiquem sucatas, acumulando água e criando um mosquito tão perigoso e que está matando tanta gente, este é meu ponto de vista”, afirmou.

Foto: Juvenal Martins