Transmissão de cargo a presidente da Câmara não é comum na história de Feira de Santana
11 de outubro de 2019

O vereador José Carneiro Rocha mudará de função pública nesta sexta-feira (11).  Durante uma semana o presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo de prefeito de Feira de Santana, por conta da viagem do prefeito Colbert Martins da Silva Filho a Portugal e Itália, entre os dias 14 e 17 de outubro. Enquanto Carneiro estiver à frente da Prefeitura, o comando do Poder Legislativo ficará a cargo do vereador Alberto Nery.

A decisão do prefeito não é obrigatória por lei. Na história de Feira de Santana não há registro desse tipo de atitude. Basta recorrer à memória do jornalista Adilson Simas, que conta: “Quando José Raimundo foi prefeito (33 meses) por renúncia de João Durval (governou 15 meses), em nenhuma das suas ausências, passou o cargo para o presidente da Câmara Municipal”.

De acordo com o jornalista, o mesmo aconteceu quando Clailton Mascarenhas foi prefeito (41 meses), por morte de José Falcão da Silva (governou 7 meses). No entanto, Adilson lembra que antes de existir a figura do vice-prefeito na estrutura do governo, em caso de afastamento do titular do Poder Executivo, era comum a prática de transmissão do cargo ao presidente da Câmara.