FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Vereadores de oposição ao governador reagem a declaração sobre Bolsonaro e seus eleitores
6 de maio de 2025

Um comentário feito pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante discurso no município de América Dourada, situado a cerca de 420km de Salvador, no dia 2 de maio, gerou repercussão na sessão desta terça-feira (6), na Câmara de Feira de Santana. Diversos parlamentares, de oposição ao governador, usaram a Tribuna da Casa para manifestar repúdio à fala do gestor estadual, que consideraram como uma ofensa aos cidadãos.

Ao lembrar do cenário da pandemia por Covid 19, o governador teceu críticas à atitude do ex-presidente Bolsonaro que imitou o sofrimento de pessoas “sem ar” em transmissões ao vivo em 2021. Em seguida, disse que o ex-dirigente e seus eleitores deveriam “pagar a conta”. Segundo a imprensa, Jerônimo teria afirmado “bota e leva tudo para a vala”. Edvaldo Lima (UB) disse que a declaração (do governador) “ultrapassou todos os limites”. Ele garantiu que apresentará uma moção de repúdio, no Legislativo, alertando que este tipo de discurso pode incentivar o ódio e a violência política.

Para Ismael Bastos (PL),  Jerônimo “faltou com o respeito contra mais de 2 milhões de baianos que não votaram nele”. Ele cobrou que o governador “aja com a mesma bravura contra os criminosos que atuam no estado: “porque não tem esta atitude contra o crime organizado na Bahia? Ele não tem mais o meu respeito”.

Declarando-se um dos cidadãos ofendidos, o vereador Lulinha da Gente (UB) avaliou como “infeliz” o discurso de Jerônimo. Ao se referir a “uma vala” para o ex-presidente e seus eleitores, ele acabou ofendendo muitas pessoas. “Ele é o governador de todos, mas desrespeitou os baianos que não votaram no candidato dele, e sim, no outro candidato”, pontuou.

Líder do Governo Municipal na Câmara, José Carneiro (UB) se disse surpreso com a atitude do político estadual. “Foi infeliz. Conheci o governador e se trata de uma pessoa educada. Acho até que ele é capaz de pedir desculpas ao povo baiano, se é que já não o fez”, disse, lembrando que não há quem não cometa erros. Na mesma linha de raciocínio Jorge Oliveira (PRD) considerou um erro a fala do governador, mas lembrou que todos estão sujeitos a cometer falhas. “Quem nunca errou, atire a primeira pedra. Quem conhece Jerônimo, sabe que não é do seu feitio uma fala daquela”, disse, lembrando que ao maltratar um colega de Legislativo, certa vez, logo pediu desculpa.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Close