FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Aprovada criação do Cadastro Municipal de Animais Domésticos em Feira
26 de novembro de 2025

O Poder Executivo está autorizado a instituir o Cadastro Municipal de Animais Domésticos (CMAD). O projeto que viabiliza a permissão é de autoria do vereador Galeguinho SPA (UB) e foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na sessão desta quarta-feira (26). Conforme a redação do PL, a proposta tem como objetivo regulamentar e aplicar em Feira de Santana o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, estabelecido pela Lei Federal n° 15.046/2024. A matéria segue para sanção do prefeito José Ronaldo.

O projeto prevê a identificação dos animais domésticos e seus tutores; apoio a políticas públicas de proteção, saúde e bem-estar animal; facilitação da localização de animais perdidos; auxílio no combate ao abandono e aos maus-tratos e integração dos dados ao Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O Poder Executivo poderá emitir, por meio dos órgãos competentes, a Carteira de Identidade Animal (CIA), com QR Code vinculado ao cadastro, contendo informações básicas do animal e do tutor.

Esse cadastro poderá ser realizado diretamente pelos tutores, por meio de plataforma digital ou presencial ou em parceria com clínicas veterinárias, ONGS, universidades e demais entidades públicas ou privadas. O município também poderá promover campanhas de orientação e mutirões de cadastramento, com foco nos bairros, distritos e comunidades mais afastadas.

 

Foto: Arquivo pessoal Laura Liz Tavares

Accessibility

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.