FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Câmara se veste com as cores da visibilidade em sessão comemorativa do Dia do Gari
20 de maio de 2025
As cores verde e laranja se destacaram no plenário e na galeria da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (19), na sessão em homenagem ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio.   Foi uma noite especial, como definiu o vereador Lulinha da Gente, autor da homenagem, ao saudar os convidados, dentre os quais 45 profissionais da limpeza pública contemplados com certificados alusivos à data. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, vereador Pedro Américo (Cidadania), que abriu a porta do plenário para que todos ocupassem o espaço.
“São pessoas que dedicam suas vidas a manter nossas ruas limpas e nossa cidade mais bonita”, disse.

Lulinha, ressaltando a importância dos garis. Segundo ele, a profissão está evoluindo e suas atribuições vão muito além da simples coleta de resíduos. “Eles exercem suas funções com excelência e contribuem de maneira expressiva para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população”, afirmou. O vereador citou ainda o Projeto Alfagaris, iniciativa pioneira da empresa Sustentare Saneamento, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que venceu o Prêmio Led – Luz na Educação 2025, promovido pelo grupo Globo e Fundação Roberto Marinho, na categoria “educadores inovadores”.

 

Lulinha lembrou as homenagens de artistas feirenses aos garis, dentre eles o cantor Thiago Aquino, que colocou agentes em cima do trio, em um arrastão da Micareta. “Um momento único e muito justo com esses guerreiros, que tantas vezes passam invisíveis aos olhos da maioria”, disse o vereador, citando ainda o cantor Jorge de Angélica, falecido em janeiro de 2023, aos 64 anos, autor da música “Gari”, A canção foi lançada poucos dias antes de sua morte e enfatiza a importância dos profissionais da limpeza, reforçando o seu compromisso com temas sociais e promoção de mensagens de paz, amor e conscientização.

Invisibilidade que incomoda

“E o que realmente mais incomoda os agentes de limpeza é a invisibilidade”. A afirmação é de Sérgio Ojer, superintendente Regional da Sustentare Saneamento, responsável pela limpeza pública em Feira de Santana, embasada em um estudo científico do psicólogo paulista Fernando Braga, que conheceu de perto a realidade dos garis, inclusive tornando-se um deles como parte desse trabalho.  “Eles trabalham no sol e na chuva e sorriem”, disse Ojer, destacando que os profissionais são tão importantes como os agentes como os agentes de saúde e de segurança. “A pessoa não é vista, mas apenas a função”, afirmou.

Falando em superação, dignidade e exemplo de inteligência emocional, o executivo citou que todos os dias fazem a mesma coisa: deixam a cidade limpa todas as noites, para começar tudo de novo no dia seguinte. “Um trabalho de excelência”, definiu. Esse também foi o tom de Justiniano França, secretário municipal de Serviços Públicos, ex-vereador e ex-presidente do Legislativo. Ele destacou dois momentos da caminhada em 2025. “Na Micareta, mesmo com a chuva, a avenida sempre amanhecia totalmente limpa e no dia de folga geral, algumas equipes foram chamadas para ir às ruas e ninguém se recusou. “Gratidão e reconhecimento”, disse.

 

“Gari significa coragem. Somos homens e mulheres que saímos de casa todos os dias para correr atrás”. Resumiu a agente Alice Freitas, em um pronunciamento curto, mas cheio de emoção, ao falar sobre os desafios enfrentados todos os dias. Luiz Reinaldo dos Reis Moreira também se emocionou, ao subir à tribuna e ocupar “um espaço de autoridades”, para se manifestar em nome da categoria sobre o trabalho que realizam todos os dias, “faça chuva ou sol”, com responsabilidade. Os dois fizeram parte da mesa de honra da solenidade.
Mais de 40 garis homenageados

 

Os homenageados da noite, indicados pelos vereadores, a Secretaria de Serviços Públicos e a empresa Sustentare foram: Erenice Dias de Jesus, Ailton de Souza Bispo, Jucicleide Rodrigues Santiago, Ivanilton Gonçalves Batista, Rosimeire Miranda Ferreira, Antônio Carlos da Silva, Edson Pimentel dos Santos, Carlos André Dias de Oliveira, Edna de Araújo Santos, Tânia Conceição da Silva, Jamile de Lima Ferreira, Juciara Freitas dos Santos, Francisco de Assis Vitória, Ana Carla Lopes Santos, Marcia Lúcia Moreira Lopes, Diomério Fernandes dos Santos.
Também receberam certificados Juvenal Francisco da Cunha, Maritânia da Silva, Rita de Cássia Carvalho, Luiz Reinaldo dos Reis Moreira, José Roberto Silva Santos, Paulo Jordan Brito de Jesus, Joilson de Jesus Rodrigues, Ivaneide do Carmo de Jesus, Luciana de Jesus, Roque Santana Amorim, José Carlos Jesus Oliveira, Gerson Fonseca Alves Teles, Manoel Coutinho da Silva, José Carlos Nascimento Oliveira, Itamar Dias Gonçalves, Roberto Carlos dos Santos Alves, Reginaldo Bispo dos Santos, Roque de Souza Reis e Graciela de Jesus Pereira.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.