FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Cemitério deve fazer três notificações, antes de transferir restos mortais por inadimplência
24 de março de 2026

Os cemitérios de Feira de Santana poderão ser obrigados a realizar três notificações prévias a pessoas interessadas, em caso de inadimplência, antes de promover a transferência de ossadas da sepultura relativa a “concessões perpétuas” para um outro local. A determinação consta de um Projeto de Lei, de autoria do vereador Silvio Dias (PT), aprovado em segunda votação nesta terça-feira (24) pela Câmara. A proposta alterou a Lei Municipal nº 1048/1987, que regulamenta os serviços de cemitério no Município, estabelecendo regras para sepulturas temporárias e perpétuas.

Devendo obedecer a orientações contidas no Código de Processo Civil, as notificações serão formais e emitidas uma por mês. A primeira, deve informar detalhadamente o valor do débito, o prazo para regularização e a provável transferência de restos mortais para valas comuns, em consequência do não atendimento ao convite para regularizar a dívida. A segunda notificação reiterará as questões apontadas no chamamento inicial. Já a terceira nota, enfatizará sobre a iminência da transferência da ossada, caso o débito não seja regularizado no prazo determinado.

Se forem descumpridas tais formalidades, o cemitério poderá arcar com aplicação de multa administrativa, estabelecida entre cinco a dez salários mínimos, por notificação não enviada ou remoção de ossada feita de maneira irregular. Em relação a sepulturas gratuitas (onde são enterrados os indigentes), o texto aprovado fixou o prazo de três anos de permanência tanto para adultos quanto para crianças. Para este último, eram previstos dois anos, não se admitindo em ambos os casos prorrogação ou perpetuidade.

Quanto a sepulturas temporárias não houve modificação, de modo que seguem sendo concedidas pelo prazo de três anos, renovável apenas uma vez por igual período. No entanto, o parágrafo 1º do artigo 30 prevê que os contratos celebrados antes da vigência das alterações na lei, promovidas pelo projeto em questão (nº 184/2025), deverão ser atualizados pelas novas determinações. Agora, o texto aprovado pelo Legislativo segue para aguardar a sanção do prefeito municipal.

 

Foto: Divulgação/Sesp Feira

Accessibility

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.