FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Duplicação do Anel de Contorno: obra do Governo Federal repercute positivamente na Câmara
20 de maio de 2025

A repercussão da obra de duplicação do trecho final do Anel de Contorno, cuja assinatura da Ordem de Serviço ocorreu ontem (19), em Feira de Santana, foi considerada positiva para a maioria dos vereadores feirenses. Em diversos pronunciamentos, realizados na tribuna da Casa nesta terça (20), os parlamentares elogiaram a ação do Governo Federal.

Houve manifestações de otimismo, mas também de preocupações com possíveis consequências para as comunidades situadas no entorno. Além dos ministros Renan Filho (Ministério dos Transportes) e Rui Costa (Casa Civil), participaram da cerimônia o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito José Ronaldo.

“Feira recebeu um dos maiores presentes. O início de uma obra de suma importância, que ligará do Posto Cajueiro até a saída para Serrinha”, disse Jurandy Carvalho (PSDB), ressaltando que serão beneficiados bairros como Santo Antônio dos Prazeres, Conceição, Sim e Santa Mônica.

Já licitada e com empresa devidamente escolhida para executar o serviço, não tem como não confiar na sua concretização, observou Professor Ivamberg (PT). Na opinião dele, o sentimento dos feirenses é de gratidão. “Agradecemos ao presidente da República porque se trata de uma obra muito necessária. O (Anel de) Contorno é essencial para a mobilidade das pessoas que precisam ir a Salvador, por exemplo”.

Quanto a erros que ocorreram nas etapas anteriores da duplicação, garantiu o vereador petista, o ministro Renan Filho se comprometeu a revisar tudo, em razão da abertura de diálogo com as autoridades municipais.

“Eu estava presente e gostei muito do que vi e ouvi. Portanto, estou muito otimista. E acredito que Feira e o Brasil saem ganhando com este investimento”, afirmou Pastor Valdemir (PP). Ele se disse otimista, apesar de ter sido um dos parlamentares mais críticos da duplicação, devido a falhas deixadas nas outras etapas da obra.

Líder do Governo, José Carneiro (União Brasil) lembrou que se trata de uma reivindicação antiga do povo de Feira. Inclusive, o atual prefeito chegou a entregar, há mais de dez anos, um pedido ao presidente Lula a fim de que fosse realizada a duplicação. “Se está saindo agora, antes tarde do que nunca. Mas tenho certeza que a ordem de serviço será executada”, garantiu.

Ainda de acordo com o governista, as pessoas que utilizam a via e gastam entre 30 e 40 minutos, em engarrafamentos, serão os principais beneficiados. “Mas fica aqui a minha esperança de que se construa, no mínimo, um viaduto para dar acesso às comunidades localizadas na região”, cobrou.

Também manifestando otimismo com o início do novo trecho da obra, Jorge Oliveira (PRD) disse que o correto é olhar pra frente. “Não importa se a promessa foi feita há 20 ou 30 anos. O que importa é o agora. Até porque tem o aval do ministro Renan Filho, apoio de deputados como Zé Neto, e o endosso do nosso prefeito”, frisou.

Para Luiz da Feira (PP), estava ocorrendo um alinhamento das autoridades em torno de interesses comuns do Município. “Fico feliz com isto. Agora, temos é que estar acompanhando, fiscalizando e cobrando para que tudo ocorra da melhor forma possível”, observou.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.