FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Mais de 300 mil pessoas apoiaram, na Internet, mudança de data da Micareta, diz vereador
15 de maio de 2025

Aproximadamente 300 mil pessoas, através da Internet, se manifestaram favoráveis à mudança da data da Micareta, de acordo com o vereador Galeguinho SPA, um dos participantes da audiência pública realizada na manhã de hoje (15), pela Câmara, para debater possíveis alterações na organização da maior festa popular do interior do país. Ele acredita que o período em que geralmente ocorre a festa momesca em Feira de Santana, no mês de abril, pode ser um dos fatores responsáveis por prejudicar o resgate dos seus melhores momentos, tão perseguido.

Além de parlamentar um influente artista feirense, com 25 anos de carreira artística e grande envolvimento com a Micareta, Galeguinho manifestou seu apoio pessoal a uma provável mudança da data do evento. Disse que, assim que terminou (a Micareta deste ano), fez reflexão em um vídeo e postou na sua rede social. Seu questionamento era exatamente “sobre o porquê de insistir em um período que sabemos que todo ano chove”. O resultado, ele disse, é que houve manifestação favorável de uma grande massa de pessoas, ampla maioria, pela mudança.

O vereador tambem tem a preocupação ao fato que acontecendo faltando apenas 60 dias para os festejos juninos, atividade de forte presença em toda a região, e logo após o carnaval, acaba influenciando no envolvimento popular e empresarial. “É um momento em que as pessoas já estão sem dinheiro. E devido à grande quantidade de outros eventos, acaba também não tendo destaque nacional”, apontou, reforçando apoio à sugestão do prefeito José Ronaldo, que lançou o debate a propósito da alteração do mês.

FALTA PLANEJAMENTO

Para o vereador Professor Ivamberg (PT), a primeira providência que está precisando ser adotada pela Prefeitura é “fazer um bom planejamento” e trabalhar pelo resgate da valorização da festa entre os próprios feirenses. Além da data, que deve ser analisada, tem-se que divulgar mais e antecipadamente. “Para chamar as pessoas, a exemplo do que se faz no carnaval de Salvador, que é anunciado até em São Paulo. E também ver questão das parcerias a serem construídas, ressaltando que o trabalho conjunto entre governos municipal e estadual neste ano, foi importante.

Relatando a experiência bem sucedida dos festejos da micareta em Humildes, o vereador Zé Curuca (União) sugeriu que as autoridades levem o evento também para os demais distritos. Para ele, seria uma forma de valorizar os artistas da terra e movimentar o comércio. “Todos saem ganhando, principalmente as comunidades”, afirmou.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.