Nova cidadã feirense Rowenna Brito reafirma compromisso com a educação: transformar vidas
8 de maio de 2025
“Júlia, você é a razão do que fazemos, porque nos inspira todos os dias e nos ajuda a ser melhores”. A frase, direcionada à estudante Júlia Brandão Freire, do Colégio Estadual Juiz Jorge Farias, foi dita pela secretária estadual de Educação, Rowenna dos Santos Brito, ao receber o Título de Cidadã Feirense, na noite desta quarta-feira (7). Emocionada com o discurso da jovem, que disse ter a sua vida modificada por meio da escola, a homenageada disse que o título reafirma seu compromisso com a Educação, cuja finalidade maior é exatamente transformar vidas.
Em nome do Professor Ivamberg (PT), autor da homenagem, Rowenna externou a sua gratidão aos demais vereadores, legítimos representantes do povo feirense. “Precisamos garantir não apenas o projeto pedagógico, mas permitir que nossos estudantes continuem sonhando”, defendeu a secretária, destacando a importância da parceria com o governador Jerônimo Rodrigues, que também é professor. “Só existem duas formas de a pessoa pertencer a uma cidade, nascendo nela ou conquistando a cidadania, por meio do reconhecimento”, disse Rowenna, que é natural de Vitória da Conquista.
Uma noite significativa. Assim Professor Ivamberg definiu a solenidade em homenagem a Rowenna Brito, que levou à Casa da Cidadania representantes de todos os segmentos da educação, especialmente alunos, professores e dirigentes escolares. Lembrando que o projeto foi aprovado por unanimidade, ele destacou a trajetória de compromisso da homenageada pela construção de uma educação pública de qualidade e a importância dos investimentos para assegurar “não apenas as condições físicas das unidades escolares, mas a dignidade dos estudantes”. Ele ressaltou ainda a capacidade da professora, graduada em Geografia pela UFBA e torcedora do Bahia, em enfrentar desafios.
“A sua presença está em todos nós”, afirmou Amali de Angelis Mussi, reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que destacou o aumento da potência das quatro instituições universitárias estaduais “não somente financeiro, mas de credibilidade, em toda a nesta região”. Já o diretor do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Angélica Vergne de Morais, Jorge Carneiro, atestou que está ocorrendo uma verdadeira revolução na educação. ”São vivências que tocam a vida das pessoas”, afirmou, demonstrando gratidão.

Para Felipe Freitas, secretário estadual de Direitos Humanos, Felipe Freitas, a homenagem a Rowenna é um ato importante para Feira de Santana e a Bahia, “pelo empenho de uma gestora pública formada pelos movimentos sociais”. Ele falou das lutas empreendidas “em favor de uma sociedade justa e igual, uma educação libertadora, com força, determinação e coragem”. Enquanto isso, o vereador Silvio Dias (PT) garantiu que a escola pública voltou a ter qualidade “e as crianças hoje têm outra perspectiva educacional”. Além de Silvio Dias e Professor Ivamberg, presentes ainda os vereadores Luiz da Feira (PP), José Carneiro União Brasil), Ron do Povo (PP), Jorge Oliveira (PRD) e Marcos Lima (União Brasil), que presidiu a sessão.
A atuação da secretária Rowenna, que recebeu produtos da Agricultura entregues por representantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e da Rede Produtores da Bahia, foi mostrada em vídeo, com depoimentos de estudantes, professores e diretores de escolas e, também, por meio de uma carta enviada pelo ex-prefeito de Serrinha, Adriano Lima. Presente à solenidade ainda o prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anos (PT), e lideranças do Partido dos Trabalhadores, além da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.
