Objetivando disponibilizar água potável, de forma gratuita, à população feirense, principalmente a praticantes de atividades físicas ao ar livre, a Prefeitura de Feira deveria instalar pontos de hidratação em suas principais avenidas. A sugestão está sendo feita ao Governo Municipal pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), que apresentou uma indicação na Câmara propondo ao prefeito José Ronaldo a adoção de providências para concretizar a ideia. Segundo o parlamentar, a ação promoveria a saúde e o bem-estar dos cidadãos, especialmente, em uma cidade de clima quente e de grande fluxo de pedestres e ciclistas nas ruas.
A instalação destes pontos, defende Pedro Américo, com água própria para o consumo humano em avenidas como Getúlio Vargas, Maria Quitéria, Fraga Maia e Noide Cerqueira, além de estimular hábitos saudáveis, contribuiria no incentivo a práticas de atividades esportivas e ao uso de meios de transportes alternativos, como a bicicleta. “A hidratação adequada previne problemas como desidratação, insolação e outros males associados ao calor intenso”, acrescenta ele, ressaltando que diversas cidades ao redor do mundo, em países como Portugal, Espanha e Japão, já adotam a iniciativa como parte de políticas públicas de bem-estar e sustentabilidade.
Em Lisboa e Madri, informa o vereador, fontes de água potável estão estrategicamente distribuídas em praças e áreas de grande circulação, garantindo acesso fácil e gratuito à hidratação. Em Tóquio, há bebedouros modernos com água filtrada em espaços públicos, incentivando o consumo sustentável e reduzindo o uso de garrafas plásticas. “Portanto, entendemos que a instalação destes pontos colocará Feira na vanguarda de uma medida essencial, sobretudo no verão, quando o calor na cidade é muito elevado”, argumenta, lembrando que à população de rua também seria beneficiada com o devido acesso á água.
Foto: Jorge Magalhães/Secom PMFS
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.