FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Prefeito recebe indicação para Plano de mobilidade urbana e expansão de ciclovias
16 de maio de 2025

Um Plano de mobilidade urbana, com atenção às ciclovias e transportes alternativos, está sendo sugerido ao Governo Municipal, pelo vereador Pedro Américo (Cidadania). Ele encaminhou uma indicação à Prefeitura com um conjunto de propostas que podem contribuir para o desenvolvimento da mobilidade urbana do Município. Segundo o parlamentar, a cidade carece de um planejamento específico para meios alternativos de transporte, especialmente o ciclismo, e necessita de um Departamento de Mobilidade Urbana voltado para este setor.

Entre as medidas diretas, Pedro Américo propõe, inicialmente, a implantação de ciclovias nas principais avenidas da cidade, como Getúlio Vargas, Presidente Dutra e Maria Quitéria. Além disso, sugere que av malha cicloviária seja expandida para dentro dos bairros, “de forma a inserir esse modal como meio de transporte valorizado e incentivado na cidade”. A indicação inclui ainda a instalação de pontos públicos para estacionamento de bicicletas e a criação de um sistema de registro desses equipamentos para coibir furtos e roubos.

Também foi apontada a necessidade de instalar câmeras de vigilância ao longo das ciclovias e de intensificar as rondas da Guarda Municipal e da Polícia Militar nos horários de maior movimentação de ciclistas, como de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h; e aos sábados e domingos das 06h00 às 12h, e de 16h à 20h.

Para atender ao público que pratica o ciclismo de alto rendimento, o vereador propôs a criação de faixas exclusivas para treinos de performance. A sugestão é destinar uma faixa em cada sentido da Avenida Nóide Cerqueira, entre o Posto São Gonçalo e a BR-324, das 19h às 7h. Conforme Pedro Américo, a proposta se baseia em experiências bem-sucedidas em outras cidades, como Salvador, e busca garantir segurança a atletas que já representam a cidade em competições nacionais.

“O ciclista de alta performance não pode treinar nas ciclovias tradicionais, pois a velocidade máxima permitida é de 20 km/h”, destacou o vereador Pedro Américo também defende a realização de campanhas institucionais para incentivar o uso da bicicleta e promover o respeito aos ciclistas. Segundo ele, é fundamental mudar a cultura do trânsito na cidade através da conscientização dos motoristas e motociclistas para o respeito aos ciclistas e espaços cicloviários.

O vereador lembra que parte dessas reivindicações já foi levantada pela sociedade civil, por meio de um abaixo-assinado virtual que reúne cerca de 1.500 assinaturas. Por isso, propõe que a Prefeitura convoque uma reunião institucional com representantes do Executivo, ciclistas e organizações da sociedade civil para discutir a viabilidade das propostas.

 

TRANSFERÊNCIA DE CRAS

Em outra indicação de iniciativa do vereador Pedro Américo, encaminhada pela Câmara Municipal ao prefeito José Ronaldo (UB), o parlamentar solicita que, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, seja realizada a mudança do local de funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Odorico Pereira, situado na Rua José Moreira de Freitas, bairro Baraúnas, para o prédio da antiga Escola Municipal Antonio Elói da Costa, Avenida Riachuelo, no mesmo bairro.

Com a transferência de local, ele acredita que a unidade terá estrutura mais adequada para o funcionamento, além de ambiente mais acessível, confortável e seguro tanto para os usuários quanto para os profissionais.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.