Completando 166 anos de história, a Santa Casa de Feira de Santana pretende implantar, em breve, mais um projeto inovador no Município. Trata-se do Hospital Baiano de Oncologia (HBO), destinado exclusivamente a oferecer atendimento a pacientes diagnosticados com câncer, especialmente em Feira e região. A iniciativa foi apresentada na Câmara, nesta quarta-feira (21), através de exposição da provedora e médica Fernanda Maiara Reis Góes, na Tribuna Livre da Casa.
“É o maior projeto da Santa Casa. Estamos apenas nos trâmites de aprovação junto aos órgãos competentes. E, a partir disto, vamos buscar recursos para que a gente consiga dar início às obras”, disse, solicitando apoio dos vereadores em destinar verba de emendas impositivas orçamentárias.
A previsão, conforme anunciou a provedora, é que a unidade disponibilize aproximadamente 220 leitos, salas para cirurgias utilizando a robótica, e serviços de alta tecnologia para os pacientes, impactando positivamente na qualidade de vida de quem busca o tratamento. “O câncer é uma doença que vem tendo crescimento considerável, de modo que a demanda hoje é muito maior do que o suporte que conseguimos dar”, assegurou, referindo-se à sobrecarga da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, um dos serviços mantidos pela Santa Casa, que também é mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara e do HCardio.
Responsável por todo tratamento oncológico no Município, explicou Fernanda Reis, a Unacon é referência por prestar tratamento de forma integral aos pacientes. “São quatro mil consultas, em média, por mês, além de cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Tudo isto aqui na cidade é realizado através de nossa instituição”, garantiu. A médica e provedora destacou que, através dos recursos oriundos de emendas impositivas, os parlamentares feirenses permitem à Santa Casa a oportunidade de continuar atendendo à população com estes serviços, cujo percentual é composto de 80 a 90% de pacientes do SUS.
“Tendo em vista o entendimento da importância e do impacto da atuação da Santa Casa, salientamos que, através destas emendas, poderemos ampliar os atendimentos e oferecer novos serviços”, observou. Fernanda Reis informou que, este ano, em meio às comemorações do aniversário de 166 anos, em 25 de março, a instituição filantrópica inaugurou um novo Centro Ambulatorial, fruto de emendas parlamentares.
“Portanto, quem ganha sempre é a população”, frisou a dirigente, lembrando que o Dom Pedro se destaca na realização de transplantes renais. Referência também no serviço de cardiologia, a instituição dispõe de sala de hemodinâmica (setor especializado em procedimentos radiológicos e intervenções cardiovasculares), oferecendo atendimentos não só para Feira de Santana, mas todo o Estado da Bahia.
“Temos, ainda, em média, de 200 a 300 atendimentos mensais de serviço de hemodinâmica, atendendo pacientes de infarto”, disse Fernanda Reis. Há três anos, a Santa Casa implantou alguns novos serviços, como a residência médica que promove a especialização de profissionais, além das especialidades de oftalmologia e ortopedia.
Esta última (ortopedia), voltada a pacientes de trauma, tem seu funcionamento demandado pelos encaminhamentos do sistema de regulação de saúde. “O propósito da Santa Casa é cuidar de vidas, a fim de que as pessoas consigam ter um serviço digno e de excelência no âmbito do SUS”, garantiu a provedora.
SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 166 ANOS DA SANTA CASA
Na noite desta quarta-feira (21), a partir das 19 horas, ocorrerá na Casa Legislativa uma sessão solene em homenagem aos 166 anos da Santa Casa de Misericórdia. A sessão também homenageará os auxiliares e técnicos de Enfermagem, cuja data comemorativa foi celebrada ontem.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.